Texto extraído de POWERbreathe


O Centro de controle respiratório e o POWERBreathe


Nós vamos explicar como o treinamento respiratório com POWERBreathe tem um efeito positivo sobre os seus músculos respiratórios.

 

Os sinais vindos do seu centro respiratório


São os sinais enviados a partir do centro respiratório (tronco cerebral) que garantem a contração e o relaxamento dos músculos respiratórios (diafragma, intercostais e abdominais) com regularidade. Estes sinais são emitidos automaticamente pelo cérebro e por conta disso não precisamos estar atentos para manter o padrão respiratório.

 

Com este automatismo você poderia pensar que está além da sua capacidade controlar o seu padrão ventilatório. Entretanto, dentro de um limite, você pode mudar o padrão da respiração sua respiração tornando-a mais rápida ou mais lenta.

 

Dependendo do grau da atividade física que você esteja realizando o seu padrão respiratório mudará e quanto mais extenuante for a atividade mais você precisará respirar. Seu corpo faz isso automaticamente graças a muitos sensores no cérebro, veias, músculos e pulmões.

 

Os sensores no seu cérebro e em duas importantes veias detectam o nível de dióxido de carbono e de oxigênio e então determinam mudanças na frequência respiratória.

 

Os sensores das vias aéreas detectam irritantes pulmonares e estes sensores provocam os espirros e a tosse. Nos pacientes com asma, estes sensores podem deflagram a contração dos músculos lisos em torno dos brônquios promovendo sensação de falta de ar.

 

Os alvéolos também têm sensores e estes detectam o acúmulo de liquido no tecido pulmonar, acredita-se que deflagrem a respiração rápida e superficial nestas situações.

 

Nossas articulações e músculos também têm sensores que detectam o movimento dos membros e estes podem desempenhar um papel durante a atividade física aumentando a frequência respiratória.

 

Ao invés de uma respiração ofegante, respire profundamente utilizando o seu POWERBreathe



Você agora sabe que o seu corpo ajustará automaticamente a sua respiração de acordo com a necessidade de extrair oxigênio e eliminar gás carbônico. Entretanto, você pode se ajudar respirando mais profundamente.

 

Ao invés de uma respiração rápida e superficial, você pode extrair mais oxigênio e eliminar mais gás carbônico ao respirar profundamente e depois exalar de forma adequada.

 

POWERBreathe treina você a respirar profundamente, ajudando a preencher mais áreas pulmonares possíveis tornando os seus músculos respiratórios mais fortes o que poderá fazer você se exercitar por mais tempo.

 

Por que é benéfico respirar mais profundamente?



O tamanho do pulmão varia de pessoa para pessoa, existem limites naturais para a capacidade pulmonar. Entretanto você pode influenciar a sua capacidade máxima de mobilizar o ar nos pulmões; a capacidade vital.

 

Quando você expira todo ar possível para fora dos pulmões um volume permanece aprisionado, sendo chamado de volume residual. Volumes residuais aumentados é uma característica de algumas doenças pulmonares.

 

Se você tem alguma alteração pulmonar ou é bastante sedentário o seu volume residual pode aumentar levando a falta de ar durante o esforço físico. Utilizando o POWERBreathe para treinar os seus músculos respiratórios você também estará fortalecendo os seus pulmões dando maior suporte as estruturas pulmonares  e aumentando a sua capacidade vital. Isso não só beneficia pessoas com problemas respiratórios, tais como asma e DPOC,mas também atletas porque maximiza a habilidade de respirar. Com o treinamento dos músculos respiratórios, você faz os seus exercícios parecerem mais fáceis estando apto a treinar por mais tempo com uma menor sensação de dispneia. Desta forma, melhorando a sua forma e aumento automaticamente a sua performance nos esportes.