Texto extraído de Maratona SC, por Andrea Matarazzo


Sabemos que tem uma grande diferença entre ser atleta, ou seja, viver do esporte, e ser esportista, praticá-lo como hobby. Porém, trabalhar cuidar da família e treinar com o intuito de conquistar novos recordes pessoais ou longos percursos não é fácil.

 

A alimentação pode ser uma grande aliada para que consiga disposição para executar todas estas tarefas e ainda ter um bom rendimento durante os treinos, além, é obvio, de manter a imunidade alta.

 

Manter uma dieta adequada às suas necessidades, e vontades, é muito importante para que consiga cumprir suas metas. Além da questão calórica, a composição dos macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura), também deve ser adequada ao seu tipo de treino/modalidade esportiva.

 

O consumo de alimentos antes, depois, e em alguns casos, durante o exercício auxiliará na performance e recuperação muscular. E para aqueles que treinam duas vezes ao dia, na recuperação dos estoques de glicogênio, energia utilizada durante os treinos, fazendo com que você consiga o seu melhor rendimento, em todos os treinos.

 

O ingestão adequada de água, ao longo do dia, também é muito importante. Dificilmente temos sede para ingerir 2 a 3 litros de água por dia (o equivalente a 150ml de água por hora), portanto, o ideal é andarmos com uma garrafa de água ou trabalharmos com um copo de água em nossa frente, algo que nos lembre que devemos bebericar ao longo do dia.

 

Desta forma, fica clara a importância que deve ser dada a uma boa alimentação e, portanto, adequada as suas necessidades, quando se tem em mente terminar uma prova ou bater um recorde, mesmo que pessoal!